segunda-feira, 14 de junho de 2010

O que causa o câncer?
As causas de câncer são variadas, podendo ser externas ou internas ao organismo, estando ambas inter-relacionadas. As causas externas relacionam-se ao meio ambiente e aos hábitos ou costumes próprios de um ambiente social e cultural. As causas internas são, na maioria das vezes, geneticamente pré-determinadas, estão ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas. Esses fatores causais podem interagir de várias formas, aumentando a probabilidade de transformações malignas nas células normais.

De todos os casos, 80% a 90% dos cânceres estão associados a fatores ambientais. Alguns deles são bem conhecidos: o cigarro pode causar câncer de pulmão, a exposição excessiva ao sol pode causar câncer de pele, e alguns vírus podem causar leucemia.


O envelhecimento traz mudanças nas células que aumentam a sua suscetibilidade à transformação maligna. Isso, somado ao fato de as células das pessoas idosas terem sido expostas por mais tempo aos diferentes fatores de risco para câncer, explica em parte o porquê de o câncer ser mais freqüente nesses indivíduos.
 O surgimento do câncer depende da intensidade e duração da exposição das células aos agentes causadores de câncer. Por exemplo, o risco de uma pessoa desenvolver câncer de pulmão é diretamente proporcional ao número de cigarros fumados por dia e ao número de anos que ela vem fumando.
fonte: http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=322

Minha familia tem passado por isso. Como é delicado lidar com esta situação. Iraci, mulher de garra e de se dar exemplo; é triste de ver o sofrimento mas, é orgulhoso ver a perseverança... somos em 12 irmãos a Iraci é a nossa guerreira; lutar é a palavra que estamos vivendo todos os dias...são noites sem dormir, dias em telefonemas atrás de médicos que possa nos dá uma esperança, porém, até o momento eles dizem: não temos o que fazer! por que será que esta doença domina a gente? o que fazer para evitar?? não sei, só que estarei correndo atrás dessas perguntas que indaga a mim a muitos!
Estamos com você Iraci. Força!!!
Gilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário